17/11/2017 - 16:09:32
Design, qualidade e sistema operacional chamaram a atenção para o totem desenvolvido pelo Sicoob Central SC/RS em parceria com a Vision
O totem de gerenciamento de filas desenvolvido pelo Sicoob Central SC/RS foi o destaque do estande da Vision Soluções Tecnológicas ? parceira do projeto ? na Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia de Santa Catarina, a Enit 2017, promovida pela ITfetep ? Incubadora Tecnológica, de 19 a 21 de setembro, em São Bento do Sul (SC). A feira promoveu a exposição e geração de negócios entre empresas de tecnologia, indústria, comércio, prestação de serviços, instituições de ensino universitário e instituições tecnológicas do Estado de Santa Catarina.
?O terminal de autoatendimento do Sicoob SC/RS foi o centro das atenções pelo seu design elegante, qualidade de seus equipamentos e por utilizar um Sistema Operacional Open Source (Linux)?, disse Divolnei Almeida, gerente de Vendas da Vision Soluções Tecnológicas. Acrescentou que ?a parceria entre a empresa Vision Soluções Tecnológicas e Sicoob Central SC/RS permitiu o desenvolvimento de um terminal de autoatendimento para gestão de filas, projetado com um design Slim e com hardwares de qualidade e renome na área de tecnologia, que proporcionam mais confiança e segurança para a empresa?.
Segundo David Bladavenio Machado, gerente de TI da Central SC/RS, ?o fato do sistema ter sido desenvolvido pelo Sicoob Central SC/RS isenta as cooperativas de custos com mensalidades e manutenções, quando comparado com sistemas desenvolvidos por terceiros e atualmente utilizados por algumas cooperativas?. Outro fato relevante, assinalou, ?é que todo o desenvolvimento foi pensado na realidade das cooperativas do Sicoob SC/RS, tanto para funcionalidades atuais quanto futuras?.
Para Lecian Victor da Silveira, supervisor de Desenvolvimento de Software da Central SC/RS, ?o sistema veio para atender às necessidades que muitas de nossas cooperativas tinham no quesito gerenciamento de filas e também para fornecer um padrão no formato de atendimento das mais variadas agências do Sicoob SC/RS?. Ele lembrou que quando o projeto teve início, o cenário nas cooperativas era muito diversificado, e fazia uso desde senhas em rolos de papel até sistemas adquiridos de terceiros que, em muitos casos, não atendiam por completo aos requisitos das cooperativas. ?A possibilidade de identificar e priorizar o atendimento do associado também é um diferencial que o sistema proporciona?, acrescentou.
O projeto
O Projeto Informa, que resultou na criação do totem de gerenciamento de filas, foi concebido a partir do desejo e necessidade de algumas cooperativas do Sicoob SC/RS, exposto em reunião do Comitê de Tecnologia em agosto de 2016. Logo após esta reunião iniciaram-se estudos para aquisição ou desenvolvimento de uma solução que atendesse aos anseios das cooperativas. Ao pesquisar o mercado, os técnicos da Central SC/RS não encontraram algo com o perfil que desejavam e, por isso, optou-se pelo desenvolvimento de uma ferramenta e equipamentos necessários para fornecer aos interessados.
O objetivo principal do Projeto Informa é fornecer uma solução tecnológica às cooperativas do Sicoob SC/RS para gerenciamento das filas de atendimento dos mais variados serviços prestados nos pontos de atendimento. Outras funcionalidades, como por exemplo, a exibição de mídias (vídeos, imagens e áudios), a identificação do associado através do uso do cartão no momento de obter a senha e a coleta de dados estatísticos sobre o tempo de atendimento, fornecem à cooperativa mecanismos de gerenciamento e divulgação de seus produtos, personificação e identificação de oportunidades de melhoria do atendimento prestado.
Outro ponto importante do sistema é o atendimento a portadores de necessidades especiais. A vocalização das senhas (momento em que o atendente chama a próxima senha) busca atender os deficientes visuais para que não necessitem de ajuda para saber o momento em que a senha é chamada. O totem foi projetado para atender também aos cadeirantes, uma vez que o posicionamento do monitor permite que uma pessoa com cadeira de rodas também solicite uma senha.
Em fevereiro de 2017 foi iniciado o piloto do sistema em uma agência do Sicoob MaxiCrédito em Florianópolis. No mês de maio do mesmo ano, deu-se início à liberação da primeira versão oficial do sistema, que continha todas as funcionalidades para gerenciamento de filas, para seis cooperativas que tiveram interesse em aderir ao sistema desenvolvido pelo Sicoob Central SC/RS. Atualmente, temos o sistema implantados em mais de 50 pontos de atendimento de 23 cooperativas, com previsão de crescimento para os próximos meses.
Participaram do projeto, pelo Sicoob Central SC/RS, as unidades de Desenvolvimento de Software e de Marketing, integrada pelo gerente de TI da Central SC/RS, David Blasdavenio Machado, o supervisor de Desenvolvimento de Software, Lecian Victor da Silveira, o analista de Sistemas e responsável pelo desenvolvimento do produto, Elias Santos, o analista de Sistemas e desenvolvedor, Marcelo de Conto, e o analista de Comunicação e Marketing, Diego Aguiar Teixeira.
Fonte: Sicoob Central SC/RS ? Assessoria de Imprensa.