• Fetep

Programa NaSCer - Ideias passarão por capacitações e mentorias no primeiro semestre de 2020


20/01/2020 - 14:41:55

Fapesc, com a colaboração do Sebrae/SC, lançou em novembro/19 o edital do Programa de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras Nascer, cujo objetivo é o de incorporar novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos, de modo a consolidar os ecossistemas que envolvem os Centros de Inovação (ou regiões que os abrigarão no futuro) em Santa Catarina. Em são Bento do Sul, A FETEP é a entidade gestora do Centro de Inovação e será também quem abrigará o Cocreation Lab São Bento do Sul e coordenará o Programa Nascer na região.

O edital busca selecionar ideias inovadoras, com alto potencial de impacto ao ecossistema, para participarem do programa em 2020. Durante cinco meses os empreendedores receberão mentorias coletivas e individuais, palestras, oficinas práticas, entre outras capacitações, todas com profissionais de mercado e utilizando a metodologia TXM Business (Think, Experience, Manage). Em São Bento do Sul, será formado um primeiro grupo envolvendo de oito a doze ideias.

As inscrições deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico, através deste link. É possível também utilizar a plataforma própria da Fapesc, clicando aqui. Nesta última página, é preciso realizar um cadastro para pode acessar o sistema. Também deverão ser realizados cadastrados de todos os membros do projeto a ser submetido.

Serão aceitas propostas apenas daqueles que possuírem 18 anos ou mais, residentes em Santa Catarina e não inadimplentes junto à Fapesc. Cada grupo poderá ser composto por até cinco membros, sendo que cada um deverá estar inscrito na plataforma individualmente. Além disso, cada membro deverá integrar apenas uma ideia.

A análise das propostas será realizada levando em consideração uma série de critérios e pesos, tais como a avaliação da necessidade de mercado em relação ao negócio, a viabilidade técnica, o grau de inovação, as vantagens competitivas, a escalabilidade (possibilidade de aumentar a produção sem o crescimento proporcional dos custos), a possibilidade de internacionalização, o perfil da equipe (competências, formação, experiências etc.), entre outros.

A avaliação inicial selecionará as 20 melhores propostas. Estas equipes passarão por uma entrevista, realizada por uma banca, com todos os membros da equipe, onde será obrigatória a presença no local de pelo menos uma pessoa da equipe (as demais poderão estar presentes de forma online). Por fim, o grupo final de ideias será divulgado na data de 17 de fevereiro de 2020*.   

Cronograma*:

Recebimento das propostas: 15|02

Análise das propostas: 16 a 20|02

Entrevistas: 26 a 28|02

Resultados: 02|03

Início das turmas: 05 a 10|03


Cidades em que o programa Nascer será executado
Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira.


Twitter Facebook LinkedIn