23/03/2016 - 15:07:58
Não transforme seu Planejamento
Estratégico em uma lista de tarefas? veja como fazer um plano de metas que
defina o sucesso do seu negócio.
Nesta época do ano, a maioria das
empresas já está trabalhando no seu Planejamento Estratégico para
2016 ou está pensando nele. Mas antes de concluir seu plano, faça este
exercício:
Imagine um hamster em uma gaiola,
correndo sem parar em sua roda, mas sem nunca sair do lugar. É assim que você
se sente em relação à sua empresa ou ao seu time? Muito trabalho, muito
esforço, mas sem sair do lugar?
Na sua empresa o importante é trabalhar
muitas horas, virar noites, trabalhar nos finais de semana, ou entregar
resultados? Você quer um time de hamsters ? que se esforçam muito mas não
chegam a lugar algum ? ou pessoas que geram resultados?
Ao fazer seu Planejamento Estratégico,
avalie:
·
Vocês estão medindo esforço ou resultado?
·
Suas metas estão voltadas para uma atividade
meio ou para o objetivo final?
·
Sua empresa se parece com esta?
Veja se este caso real poderia acontecer
na sua empresa. Ao acompanhar os resultados, o CEO verificou que a
meta corporativa de tráfego no site estava muito abaixo do esperado para aquele
mês. Ele foi então questionar o responsável pelo Marketing:
- CEO: José, nosso tráfego no site está
muito abaixo da meta corporativa.
- Mas eu entreguei tudo o que eu tinha que entregar de acordo com as minhas
metas, fiz todas as minhas tarefas.
- CEO: Mas o tráfego no site está muito ruim.
- O tráfego no site não está nas minhas metas!
- CEO: Então para que você tem metas? Sua meta está completamente errada?
O CEO percebeu que o processo de
definição de metas tinha criado um hamster. Existiriam outros na empresa? A
cultura precisava mudar.
Metas devem ser focadas em resultados
QUANDO BEM UTILIZADAS, METAS DEFINEM OS
CRITÉRIOS DE SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
As metas definem se uma pessoa ou time
foram bem sucedidos. Mas para isso, as metas não podem ser focadas em tarefas
ou esforço por 3 grandes motivos:
1. Queremos uma Cultura de Foco em
Resultados.
Como no exemplo do tráfego do site,
queremos uma cultura que tenha foco no resultado, e não nas tarefas.
2. Se você fez suas tarefas e nada
melhorou, isto não é sucesso.
Sucesso é fazer com que algo melhore: os
clientes estão mais satisfeitos, as vendas aumentaram, o custo foi reduzido. Se
você fez todas as suas tarefas mas não saiu do lugar, isto não é sucesso.
Apesar do que se ensina nas aulas de
gerência de projetos, a verdade é que entregar o projeto não é o bastante.
Entregar um projeto no prazo, escopo e qualidade não é o suficiente, o projeto
deve ser feito com sucesso.
Ou seja, os objetivos de negócios que
motivaram a realização do projeto devem ser atingidos.
3. Seu plano de ação é somente uma
hipótese.
A metodologia Lean Startup nos ensinou
que uma idéia é somente uma hipótese não validada. Da mesma maneira, no mundo
real não temos certeza se nosso plano de ação vai conseguir melhorar nossos
indicadores. Nosso plano de ação é somente uma hipótese. Assim, você não pode
se prender a uma aposta não validada.
Quando for definir suas metas, foque no
destino onde você quer chegar, não no meio para chegar lá.
Definindo metas da maneira correta
Quando bem utilizados, os dois
principais métodos para definição de metas podem ajudar a desdobrar seu
Planejamento Estratégico em resultados desejados. Se sua empresa está
utilizando o Balanced Scorecard, você deve separar suas metas em 4 componentes:
Objetivo (O que você quer atingir).
Medida (Como você vai medir seu
objetivo).
Target (Valor alvo da medida, qual meta
deve ser atingida).
Iniciativas organizacionais (Quais ações
serão feitas para atingir o objetivo).
Da mesma maneira, se sua empresa decidiu
utilizar OKR (Objectives and Key Results), modelo utilizado pelo Google e por
diversas empresas do Vale do Silício, você também vai separar suas metas em
componentes:
- Objetivo (Descrição motivadora e
memorável do que você deseja atingir).
- Key Results (Um conjunto de 3 a 5 métricas que indicam que você está
avançando em relação ao seu objetivo, com seus respectivos targets).
Em OKR, você também deve separar seus
resultados dos planos de ação para alcançá-los.
Como fazer isto na prática:
Avalie as metas que você definiu.
Se você tem uma tarefa, pense no motivo
pelo qual você a está fazendo. Este é seu objetivo.
Pense no que aconteceria de bom se a
tarefa fosse bem feita, estes são seus Key Results (ou medidas e targets).