• Fetep

FETEP completa 40 anos


21/01/2016 - 10:44:50

Empresários ligados ao setor de madeira e móveis demonstravam grande preocupação devido a escassez de matéria-prima e mão de obra especializada. Estes foram alguns motivos que impulsionaram o então Prefeito na época, Osvaldo Zipperer, a criar a Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa ? FETEP.

Com o foco em realizar estudos, pesquisas e projetos para o desenvolvimento tecnológico e econômico, principalmente no setor de madeira e móveis, a FETEP também promovia cursos e em contato com profissionais do setor, apoiava testes laboratoriais e aprimoramento do setor produtivo das empresas.

Em 1975, São Bento do Sul vivia um momento de expansão das indústrias moveleiras e havia um problema no quesito de mão de obra qualificada. O empresário Álvaro Weiss que atualmente é presidente do Conselho de Administração nas Indústrias Artefama S/A e Vice-Presidente do Conselho da Sociesbs, participou ativamente do processo de criação da FETEP. ?A Fundação tem uma história muito importante e contribuiu muito para o desenvolvimento de São Bento. Eu participei da criação, na época ocupava a presidência do Sindicato Moveleiro, e mesmo com algumas dificuldades avançamos muito em diversas pesquisas, estudos e desenvolvimento econômico?, ressalta.

Álvaro foi Presidente da FETEP de 1982 a 1989, além de integrar o Conselho Diretor. ?Todos os participantes prestaram ao setor moveleiro em especial, um grande suporte, em diversas áreas, o que impulsionou o crescimento. Com o passar do tempo formou-se um consórcio de empresas para iniciar a exportação e a instituição ajudou em todo o processo, foi algo de um alto valor agregado?, destaca.

Para o Prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck, a criação da instituição foi uma visão de futuro e de muita importância. ?A tradição industrial de nossa cidade, sobretudo, a moveleira, deve muito ao trabalho da Fundação que, numa visão pioneira, investiu em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para as nossas indústrias e também ajudou, ao longo de sua história, a formar mão de obra altamente especializada para o setor moveleiro. Diante dessa trajetória de sucesso e contribuição para o desenvolvimento de São Bento do Sul, é muito justa a homenagem prestada aos ex-presidentes e diretores?.

O Presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul, Osmar Mühlbauer, ressalta a participação da Acisbs e diversas entidades em todo o processo. ?O engajamento dos empresários na busca de melhorias para o setor é o grande destaque. As ações realizadas pela FETEP trouxeram muitos resultados positivos. O investimento em pesquisas, estudos e todo o planejamento realizado na época só nos trouxe benefícios?, observa.

O Presidente do Conselho Curador da Fetep, Adelino Denk, enfatiza o crescimento por meio das parcerias. ?O jantar com ex-presidentes e ex-diretores tem como objetivo confraternizar com todos os profissionais que contribuíram para o crescimento da FETEP. É um momento de comemoração e reconhecimento pelos avanços conquistados, especialmente pela concretização do processo de inovação em São Bento do Sul. A Incubadora Tecnológica ? ITFETEP, a conquista do Centro de Inovação e a consolidação do Parque Científico e Tecnológico estão sendo possíveis em função das iniciativas inovadoras da Fundação, sempre articulada com os atores locais para o desenvolvimento econômico sustentável. A tríplice hélice da inovação: poder público, empresas e universidades, incluindo o aspecto da comunidade no entorno de Parques Tecnológicos, é o que faz a diferença e fará ainda mais no futuro, agregando valor, renda e qualidade de vida. Agradecemos a Prefeitura pelo apoio e todas as entidades do Conselho Curador da FETEP: Acisbs, Univille, IFC, Udesc, Sociesbs/Unisociesc, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento, Sindusmobil, Sindicato Têxtil, Sindicato Metalúrgico?, finaliza.

Homenagem

Em comemoração aos seus 40 anos, a Fundação irá prestar uma homenagem no dia 14 de maio aos ex-presidentes e diretores que ajudaram a construir esta história de sucesso. No dia, além do jantar, haverá uma palestra com Roberto Amaral, engenheiro, administrador, presidente do Sistema Catarinense de Comunicações ? SBT, do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina ? CIASC, do Conselho da Associação Comercial e Industrial de Lages e do Instituto Orion. As confirmações para o evento podem ser realizadas pelo telefone 3631-4350.

Agenda

Quando: 14 de maio

Local: Sociedade Desportiva Guarani

Horário: 19h


Fonte: Assessoria de Imprensa Acisbs

Twitter Facebook LinkedIn