• Fetep

FAQ Programa Nascer de pré-incubação 2021


15/06/2021 - 14:24:19

A Fapesc, em parceria com o Sebrae/SC, lançou no final do mês de maio de 2021 o edital do Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras para o Ecossistema Catarinense. 

Se você tem dúvidas sobre o programa, confira algumas respostas:

O que é o Programa Nascer?
Uma iniciativa da Fapesc, em parceria com o Sebrae/SC, com o intuito de selecionar e apoiar propostas inovadoras para participação no Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras ? Edição II.

Quais os objetivos do programa?
Converter conhecimento tecnológico em novos produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores, tornando-os aptos para introdução e exploração no mercado, de modo a incorporar novas tecnologias a setores econômicos estratégicos, consolidar o ecossistema de CTI?s (Ciência, Tecnologia e Informação) e favorecer o crescimento da economia de Santa Catarina.

Quem pode participar do programa?
Pessoas físicas adimplentes junto à Fapesc, residentes no estado de Santa Catarina e com 18 anos completos a contar do dia 28 de maio de 2021. Estrangeiros também podem participar, desde que em situação regular no país.

Quais serão os custos para participar do programa?
Não há qualquer custo para participar do Programa Nascer.

O Programa Nascer aporta recursos financeiros aos projetos selecionados?
Não. Assim como não há custos, o programa também não aporta recursos financeiros nas propostas selecionadas.

Como funciona, na prática, o apoio oferecido às propostas selecionadas?
Durante o período em que os projetos estiverem participando programa, os empreendedores terão a disposição uma série de atividades individuais e em grupo, tais como: 1) Workshops/oficinas práticas, palestras e mentorias com profissionais de mercado; 2) Acesso à TXM Business, uma ferramenta online de apoio para o desenvolvimento de novos negócios inovadores. Saiba mais sobre ela CLICANDO AQUI3) Acesso à espaço físico compartilhado, com infraestrutura adequada; 4) Acesso a um(a) mentor(a) com experiência de mercado exclusivo para o projeto; 5) Monitoramento das atividades realizadas e do desenvolvimento do projeto.

Onde serão realizadas as atividades do programa?
O Programa ocorre de maneira híbrida, com parte das atividades sendo realizadas de maneira virtual e parte presencial. As atividades presenciais, a não ser que seja indicado o contrário, ocorrerão na Incubadora Tecnológica - ITfetep, que, inclusive, dispõe de espaço compartilhado para os empreendedores pré-incubados desenvolverem as atividades do projeto selecionado.

Qual será a estrutura disponível para os membros das propostas selecionadas?
Durante o tempo de execução do programa, os membros das propostas selecionadas terão disponível uma estrutura compartilhada na ITfetep para poderem trabalhar no desenvolvimento de seus projetos. A estrutura estará disponível inicialmente entre às 8h e 21h, de segunda a sexta-feira, e inclui mobiliário adequado e link de internet.

Qual a vigência do apoio oferecido pelo programa aos negócios selecionados?
5 (cinco) meses, podendo ser prorrogado por até 30 (trinta) dias.

Quais as obrigações (contrapartidas) por parte dos projetos selecionados?
Há algumas obrigações que os empreendedores devem cumprir, para participar e permanecer no Programa de Pré-Incubação. São elas: 1) Cada projeto selecionado deverá estar presente durante, pelo menos, 20 horas por semana no Polo Nascer. 2) Cada projeto deverá desenvolver uma ação de cunho de inovação social, diferente do projeto selecionado. Os detalhes da ação serão definidos da logo nos 30 primeiros dias do programa, em conjunto com o Comitê Gestor. 3) Os projetos, para serem considerados aprovados ao término do programa, deverão preencher todas as atividades contidas na plataforma TXM, assim como obter a média mínima no último monitoramento.

Quais tipos de proposta serão aceitas no programa?
Serão aceitas propostas que envolvam a conversão de conhecimento tecnológico em novos produtos, processos ou serviços aptos para a introdução e exploração no mercado.

Qual o prazo para inscrição da proposta?
As propostas podem ser submetidas até 18h do dia 30 de junho de 2021.

Como faço para inscrever minha proposta?
As propostas devem ser submetidas através da Plataforma de CTI da Fapesc, CLICANDO AQUI. Para aqueles que nunca acessaram a plataforma anteriormente, é preciso realizar um cadastro para pode acessá-la.

Quantas propostas posso inscrever no programa?
Apenas uma. Empreendedores que inscreverem mais de uma proposta terão considerada apenas o último envio.

Quantas pessoas poderão fazer parte de cada projeto?
Cada proposta poderá contar com uma equipe de até 5 (cinco) pessoas.

Quantas propostas serão selecionadas para o programa?
Serão selecionadas entre 8 (oito) e 12 (doze) propostas por polo de inovação.

Quais serão os critérios de avaliação das propostas submetidas?
As propostas serão avaliadas em 7 (sete) diferentes critérios, cada qual com um determinado peso e cuja soma pode chegar a 10 (dez). O critério com maior peso na avaliação é o grau de inovação da proposta no mercado nacional e/ou mundial, com peso 3 (três). Em seguida, com peso 2 (dois), vem a necessidade do mercado para com a solução, seja ela local, regional, nacional ou global. Outros cinco critérios, cada um com peso 1 (um) na pontuação total, também serão considerados. São eles: a) se o segmento de clientes apontado está de acordo com a oportunidade identificada; b) se a solução apresentada é coerente com a oportunidade identificada e se possui viabilidade técnica; c) se o negócio possui escalabilidade, ou seja, se as características da solução permitem um aumento do volume nas atividades de produção sem a ampliação proporcional dos custos do negócio; d) se a competência da equipe está de acordo com a execução da proposta, considerando a experiência e a complementariedade dos capacidades e; e) se o pitch exigido na inscrição da proposta expõe com clareza a importância do negócio para com a necessidade do mercado.

Como e quando serão realizadas as avaliações?
Inicialmente, será avaliada a admissibilidade das propostas, isto é, se os documentos estão de acordo com o exigido pelo edital. Em seguida, entre os dias 14 e 23 de julho de 2021, será feita a avaliação do mérito, conforme os critérios estabelecidos. A partir disso, serão selecionadas as 35 (trinta e cinco) propostas com as maiores notas. Por fim, haverá a etapa da análise conclusiva, onde as propostas finalistas passarão por uma entrevista presencial formada por até 3 (três) avaliadores, que deve ocorrer entre os dias 28 de julho e 6 de agosto de 2021.

Quem serão os avaliadores das propostas?
O grupo que fará a avaliação do mérito será composto por pessoas com perfil acadêmico e/ou de mercado, selecionados a convite da entidade responsável pela execução do Programa Nascer na região. Na etapa da análise conclusiva, a banca será formada por até 3 (três) membros designados pelo Comitê Gestor do Programa Nascer, acompanhados pelo coordenador local do programa.

Onde poderei consultar os resultados das avaliações das propostas?
O site da Fapesc (www.fapesc.sc.gov.br) divulgará a relação das propostas aprovadas de acordo com o calendário estabelecido. Todos que submeterem ideias ao edital terão acesso ao parecer conclusivo da avaliação por meio da Plataforma da Fapesc.

Quais regiões realizarão neste ano o Programa Nascer?
O Programa Nascer contará com turmas em Araranguá, Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Guaramirim, Itajaí, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba, Lages, Luzerna, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel d?Oeste, Três Barras, Tubarão, Videira e Xanxerê.

Após a execução do programa, como posso prosseguir tendo apoio para desenvolvimento do projeto?
No caso de São Bento do Sul, as propostas que concluírem e forem consideradas aprovadas ao término do Programa, poderão integrar a incubadora ITfetep, de acordo com avaliação prévia pelo Conselho.

Onde posso fazer o download do edital na íntegra?
Basta CLICAR AQUI.

Para dúvidas adicionais, encaminhe e-mail para nascer@fapesc.sc.gov.br.

Clique Aqui para acessar o tutorial de como se inscrever!



Fonte: Edital Programa Nascer / Centro de Inovação Blumenau

Twitter Facebook LinkedIn