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Notícias - Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação


30/09/2016 - 14:46:28

CNI e Sebrae premiam projetos empresariais inovadores. Vencedores dividirão R$ 900 mil e receberão curso de educação executiva

 

Brasília - Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2016/2017. Empresas de todos os portes podem submeter projetos, produtos e processos inovadores para concorrer a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação e a cursos de educação executiva. A candidatura é feita exclusivamente pelo site www.premiodeinovacao.com.br, até o dia 15 de janeiro de 2017.

A quinta edição traz novidades no regulamento. Os vencedores serão divididos em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas; médias empresas; e grandes empresas. A premiação se dará nas categorias gestão da inovação e inovação, sendo que esta se divide em quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing.

Diferentemente de edições anteriores, não será necessário inscrever um projeto específico para cada categoria. A empresa pode se inscrever uma única vez e será avaliada como um todo, podendo ser selecionada em mais de uma categoria ou subcategoria. No entanto, é preciso que as inovações desenvolvidas tenham ocorrido, no máximo, nos ultimos dois anos e estejam implantadas no momento da inscrição. O prêmio é voltado para a indústria, exceto no caso das micro e pequenas empresas atendidas pelo ALI, que podem ser também dos setores de comércio ou serviço. Os vencedores serão conhecidos no Congresso Brasileiro de Inovação, em junho de 2017.

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, explica que a premiação é um estímulo à cultura de inovação no setor privado. "Queremos incentivar e reconhecer o mérito de empresas brasileiras que investem e apostam na inovação como uma estratégia de competitividade", afirma.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, celebra o prêmio como um incentivo ao surgimento de pequenos negócios inovadores, com alto potencial de impacto na economia. ?Temos um interesse crescente em incentivar a criatividade dos pequenos negócios, pois eles serão cada vez mais o motor que conduz a inovação no país?, diz.

Em 2011, ano de estreia da premiação, foram 427 inscrições de empresas de 19 estados brasileiros. Com a entrada do Sebrae no PNI, em 2012, o número saltou para 981 inscrições, 86% delas de micro e pequenas empresas. Na última edição (2014/2015), houve mais de 2,2 mil inscrições em todas as regiões do país, sendo 87,3% feitas por pequenos negócios.

PRESTÍGIO - O Prêmio Nacional de Inovação foi criado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPii).

Conheça mais sobre as categorias do Prêmio Nacional de Inovação:

 

GESTÃO DA INOVAÇÃO: reconhece as organizações que criam um ambiente favorável à inovação por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de geração da inovação.

INOVAÇÃO: reconhece as inovações que contribuíram para o aumento de competitividade da empresa. Divide-se em quatro subcategorias: inovação de produto, bens ou serviços; inovação em processos; inovação organizacional e inovação em marketing.

 


Fonte: Agência Sebrae de notícias

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