• Fetep

COOPERAHACK - Hackathon Desafio Civia 2021


12/07/2021 - 08:39:11

Contextualização:

Em 2020, o cenário global de negócios enfrentou um desafio sem precedentes causado pela pandemia do coronavírus. Entre as dificuldades enfrentadas, os pequenos negócios sofreram um forte impacto. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada na primeira quinzena de junho do ano passado, mostrou que 98% das grandes empresas conseguiram manter suas atividades abertas, mesmo que parcialmente. Já entre os micro e pequenos empresários, apenas 67% conseguiram manter a empresa aberta parcialmente e quase 20% tiveram que encerrar as atividades definitivamente.

A crise que vivemos mostrou claramente que para negócios que nasceram e/ou cresceram, o aprendizado e a agilidade se tornaram  fatores obrigatórios. Aqueles que compreenderam este cenário e utilizaram o conhecimento como alavanca conseguiram agregar mais valor aos seus produtos e serviços, gerar maior satisfação ao cliente, aumentar a produtividade e sair à frente da concorrência pela inovação.

Para inovar tornou-se essencial compartilhar conhecimento, integrar-se aos ambientes digitais e relacionar-se com clientes para superar suas expectativas Neste sentido, a inovação aberta, que é o processo de inovar por meio de interações com parceiros externos à empresa, é uma abordagem estratégica a todo tipo de negócio. É um método importante, ágil e de baixo custo para que novas soluções sejam oferecidas às empresas a fim de que possam atender à dinâmica dos interesses e expectativas do mercado.

O que é o Hackathon?

O Hackathon consiste em ferramenta ágil e de baixo custo para identificar novas soluções com base na inovação, colaboração e cocriação. O termo surgiu da fusão de duas palavras "hack" (programar de forma excepcional) e "marathon" (maratona) para designar eventos com duração média de 24 horas a 48 horas, que reúne um público de diversas áreas de conhecimento.

CooperaHack - Hackathon Desafio Civia 2021

O CooperaHack é uma ação de inovação aberta ao promover uma competição de soluções que atendam a demandas de micro e pequenos negócios das cidades de São Bento do Sul, Mafra, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, buscando gerar novas soluções para a competitividade das empresas. A competição de soluções estará baseada em expectativas destas empresas para superar seus desafios no cenário atual. Indústria, serviços e comércio poderão ser objeto de aplicação destas soluções pelas equipes que se inscreverem na competição desde que os portes micro e pequeno sejam considerados. 

Portanto, as soluções a serem apresentadas no CooperaHack deverão  ser baseadas no estudo de oportunidades de mercado novas tecnologias para o contexto das empresas das cidades acima definidas, visando a proposição de novos processos ou melhoria significativa (mensurável)  daqueles utilizados pelas empresas.

Público-alvo

Poderá inscrever-se qualquer cidadão com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, brasileiro nato ou naturalizado. A inscrição deverá ser feita POR EQUIPE. Cada equipe deverá ter de 4 a 6 participantes e um destes deverá proceder ao registro de todos os componentes. Cada equipe deverá nomear um líder. 

Cada equipe poderá conter até dois integrantes residentes em outros municípios que não sejam São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Corupá ou Mafra. Os demais devem ser residentes em um dos 5  municípios mencionados.

Cronograma do CooperaHack - Hackathon Desafio Civia 2021:

  • 21 de julho - Abertura das inscrições do CooperaHack
  • 21 de agosto - Encerramento das inscrições
  • 30 de agosto - Abertura do CooperaHack | Webinar de Apresentação do tema (19 horas)
  • 31 de agosto - Webinar de Modelagem de projetos/soluções (19 horas)
  • 01 de setembro -  Data limite para agendamento de mentorias (20 horas)
  • 02 de setembro - Webinar de apresentação do negócio - PITCH | Mentorias pré-agendadas
  • 03 de setembro - Mentorias pré-agendadas
  • 04 de setembro -  Data limite para postagem do Pitch de 5 minutos (23 horas e 55 minutos)
  • 05 de setembro - Avaliação das soluções pelos jurados | Divulgação dos vencedores | Encerramento do evento

Local:

O CooperaHack - Hackathon Desafio Civia 2021 será realizado em plataformas virtuais, com exceção da entrega da premiação. Os acessos às plataformas do evento, aos ambientes dos webinares e demais formas de comunicação serão disponibilizados aos participantes a partir do deferimento da inscrição da equipe e sequência da programação prevista.

Premiações em valores financeiros + valores econômicos:

1º lugar - 5 mil reais + 12 meses de incubação, com disponibilização de 1 estação de trabalho na ITfetep e orientação para negócios;  

2º lugar - 3.000 reais + 6 meses de incubação com disponibilização de 1 estação de trabalho na ITfetep e orientação para negócios; 

3º lugar - 2.000 reais + 3 meses de incubação com disponibilização de 1 estação de trabalho na ITfetep e orientação para negócios.

Inscreva sua equipe:

Clique aqui para fazer a inscrição da sua equipe

Confira o Regulamento:

Clique aqui para ver o Regulamento do CooperaHack - Hackathon Desafio Civia 2021

Contato para dúvidas:

Gustavo Röpke e Isabel Meneses

Whatsapp: (47) 9987-5256 e (47)98863-7948

E-mail: centrodeinovacao@fetep.org.br

Twitter Facebook LinkedIn