• Fetep

12 mentiras que os empreendedores contam


01/04/2016 - 13:47:32

No dia da mentira, confira as frases mentirosas que os empreendedores costumam dizer e fuja delas

Mentirinha, quase verdade ou por um bom motivo. Essas são as justificativas mais comuns usadas pelos mentirosos quando são pegos no flagra. Entre os empreendedores, é comum que as mentiras sejam usadas para convencer investidores ou clientes de que suas empresas merecem atenção.

No dia da mentira, confira as frases mentirosas que os empreendedores mais falam. A lista foi feita pelo guru de inovação Guy Kawasaki ao longo de vários anos como investidor de startups.

1. "Nossas projeções são conservadoras"
Se fossem mesmo conservadoras, as projeções de ganho seriam zero. Para não parecer desinteressante nem lunático, o empreendedor costuma "chutar" um valor de projeção de vendas. Para Kawasaki, em geral, é preciso aumentar em um ano o prazo e multiplicar o valor por 0,1.

2. "Nosso mercado será de US$ 50 bilhões em cinco anos"
Durante o pitch, todo empreendedor pensa em alguns slides com uma forma de mostrar como seu mercado tem potencial. Kawasaki diz que, não importa qual é o produto, os empreendedores sempre dizem que o mercado será bilionário em cinco anos. A dica dele é precisa: os investidores não acreditam nisso.

3. "Vamos assinar um contrato importante na próxima semana"
Não faça promessas que você pode não pode cumprir. Tentar enganar investidores com essa mentira pode sair muito caro. Ele pode decidir esperar até a próxima semana para ver o contrato assinado e você vai ficar no mínimo constrangido, além de se prejudicar com uma pessoa importante.

4. "Funcionários-chave chegarão assim que recebermos investimento"
Procurar funcionários e executivos que serão primordiais no desenvolvimento da startup não é um problema. A questão está em dizer que o contrato está quase firmado quando você nem contatou a pessoa. Se o investidor descobrir a mentira, sua empresa sai prejudicada mais uma vez.

5. "Ninguém mais faz o que fazemos"
A tentação de dizer que seu produto é incrível e que não há nada igual no mercado é grande. Mas, contenha-se. A lógica desta frase indica que, se for verdade, ninguém mais faz isso porque não existe mercado. Ou, se for mentira, indica que você ignora os competidores e mal pesquisou sobre a área que deseja atuar.

6. "Ninguém pode fazer o que fazemos"
Ninguém pode fazer o mesmo que você até que uma empresa faça e dez outras copiem. Para Kawasaki, a frase mostra arrogância do empreendedor, que ignora que o mundo está cheio de gente inteligente, capaz de derrubar sua ideia.

7. "Corra porque outros investidores estão interessados"
Não tente, mais uma vez, enganar os investidores. Eles se conversam e costumam ter notícias sobre as startups no mercado. Além disso, a mentira vai parecer desespero por um investimento.

8. "O Facebook é muito velho, grande ou lento para ser uma ameaça"
Você pode substituir Facebook por Apple, Microsoft ou qualquer outra grande empresa na frase acima e ela continua sendo mentira. Dizer algo deste tipo mostra ainda inocência do empreendedor.

9. "Patentes garantem a defesa do negócio"
É verdade que ter uma patente é importante e pode significar vantagem competitiva. Mas não dependa demais deste recurso para o sucesso do negócio.

10. "Só precisamos de 1% do mercado"
Os investidores chamam esta mentira de "refrigerante chinês": se 1% da população da China consumir seu refrigerante, você será o mais bem sucedido do mercado. O primeiro problema com esta frase é que não é tão simples quanto parece conseguir 1% do mercado. Além disso, se você só pensa em conseguir 1% do seu mercado, sua empresa parece pouco interessante.

11. "Somos pioneiros"
Alegar a vantagem de ser o primeiro a fazer seu produto ou serviço é, no mínimo, duvidoso. Para começar, como ter certeza que nenhum empreendedor no mundo está desenvolvendo a mesma coisa? Além disso, ser o segundo pode ser melhor: alguém já testou o mercado e você pode aprender com os erros do pioneiro. 

12. "Temos o melhor time"
É permitido dizer isso quando você tem na equipe alguém que já desenvolveu um negócio de muito sucesso ou ocupou posições de liderança em grandes empresas. Ter sido consultor em uma grande consultoria, trabalhado alguns anos em bancos de investimento ou participado pouco do desenvolvimento de uma empresa não fazem parte da lista de empregos do "melhor time".

Fonte: PEGN

Twitter Facebook LinkedIn