• Fetep

Um passo a passo para o seu negócio investir em marketing


03/02/2016 - 13:46:34

Como uma pequena empresa pode fazer uma boa campanha de marketing? 
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing e mídias sociais

Você já deve ter ouvido aquela antiga frase de que ?o marketing é o segredo do negócio?. Talvez até pense nisso quando planeja aumentar as vendas e chegar a mais clientes, mas não sabe por onde começar.

Afinal de contas, nas pequenas empresas o empreendedor precisa ser um combinado de comerciante, responsável pela logística, gerente de RH e ainda cuidar das contas a pagar e a receber, juntamente com os pagamentos dos fornecedores e colaboradores. Doze horas por dia de trabalho, às vezes, é pouco para tantas funções.

Publicidade

Mas o que muitos empresários não percebem é que o marketing já faz parte das suas vidas e está dentro de suas mentes. Não é verdade que a sua empresa nasceu de uma ideia? E para isso foi necessário muita criatividade, inspiração e ainda mais transpiração para transformar esse sonho em realidade. Então, você pode!

A partir de agora, decida colocar o marketing na sua rotina, como um processo permanente, assim como os demais dos quais já dá conta todos os dias. Mesmo que possa dedicar uma hora apenas ou algumas por semana, é possível alavancar fortemente a sua marca e começar a perceber a mudança na visibilidade.

Comece pelo check list básico:

1. Sua empresa possui site na internet? Hoje há modelos gratuitos, simples, que você mesmo consegue colocar no ar.

2. A sua marca está nas redes sociais? É fundamental aproveitar esse canal para divulgar os seus produtos e serviços e conversar diretamente com o seu consumidor, entendendo do que ele gosta e conhecendo melhor o seu comportamento.

3. Já realizou pesquisas com os seus clientes? Pode ser uma pergunta básica a cada dois meses, para que concorram a um brinde, mas é importante saber o que acham da sua empresa, dos serviços e produtos, além de ser uma oportunidade valiosa para receber dicas e sugestões.

4. Você faz campanhas de marketing ao longo do ano? Nesse momento, talvez você esteja se perguntando por onde começaria, o que poderia fazer, como e quando.

Vamos lá! Podemos começar escolhendo o objetivo da campanha. Vai aqui uma lista de focos prioritários, pois possuem como meta a ampliação de mercado:

? Tornar a marca mais conhecida.

? Apresentar novos produtos ou serviços aos atuais clientes para ampliar as vendas.

? Trazer novos clientes a partir da indicação dos atuais.

Definido o objetivo, desmembre o seu foco em um rápido e simples plano de ação. Em resumo, escreva o que vai acontecer, para quem será a campanha, quem irá fazer, quando e onde, além de listar os recursos que irá precisar.

Exemplo:

Quero tornar a minha marca mais conhecida:

A) Vou estabelecer parcerias com outros comércios da região ou com outras empresas de serviços complementares aos meus para nos ajudarmos na divulgação.

B) Vou fazer cartazes e/ou e-mail marketing (com modelos prontos disponíveis na web ou com uma gráfica), para distribuir para esses parceiros.

C) Vou pedir indicação de clientes deles e vou sugerir meus consumidores a eles também.

D) A campanha acontecerá perto das principais datas comemorativas do ano ou no aniversário da minha empresa, por exemplo.

E) Vou precisar de uma gráfica parceira e dedicar algumas horas para visitar as outras empresas.

Esse é só um exemplo, para mostrar como é fácil começar. Mas não se esqueça de medir os resultados e ver pontos de melhoria para a próxima vez!

Para finalizar por hoje, compartilho com vocês uma prática em minha vida: cinco ações! É isso mesmo, apenas cinco ações, mas, se realizadas sempre, são transformadoras! Se assumir o compromisso de fazer cinco ações de marketing por ano, tenho certeza de que as vendas da sua empresa não vão parar de crescer e a sua marca vai arrebentar de tanto sucesso! Imagine, agora, se passar um ano com essa prática? Poderá até pensar no desafio de realizar cinco ações de marketing por mês em 2017! São só cinco passos, bem simples, mas é preciso tomar a atitude de fazer o primeiro movimento. 


Fonte: Exame.com

Twitter Facebook LinkedIn