29/03/2016 - 14:10:20
Mais de 40% das
startups podem falir simplesmente porque o mercado em que estão não existe ou
não precisa de seus produtos e serviços. É o que mostra uma pesquisa feita pela
CBInsights, banco de dados de capital de risco. O levantamento mostrou as
principais razões para a falência das empresas iniciantes.
Se você não é capaz de resolver
um problema real de muita gente, as chances de ir para o buraco são grandes.
Outros problemas comuns são falta de caixa e problemas com a equipe, como falta
de motivação. Confira os 20 perigos apresentados pela pesquisa abaixo:
1.
Mercado
Em 42% dos casos, o grande problema das startups é criar um produto ou serviço
sem público. O sucesso vem de encontrar um problema que as pessoas realmente
queiram pagar para resolver. Sem esse mercado, o negócio não tem futuro.
2. Falta
de caixa
Dinheiro em falta ou em excesso se torna um problema. Segundo a pesquisa, ficar
sem caixa é um fator determinante para o fracasso em 29% dos casos. Isso pode
ser prejudicial quando a empresa tem pouco investimento ou muito dinheiro para
ser gasto.
3. Time
errado
Falta de motivação, experiência ou visão podem acabar com sua startup. Escolher
o time errado é a principal razão para o fracasso em 23% dos casos analisados.
Por isso, na hora de contratar, veja se a pessoa está mesmo alinhada com a
empresa.
4. Ser
ultrapassado pela concorrência
Em 19% dos casos, o negócio é ultrapassado pelos concorrentes. Isso pode
acontecer por uma série de fatores, como experiência, motivação ou mesmo
capital.
5.
Problemas com custos e preços
Desenvolver um produto excelente, para um mercado que está disposto a comprar,
mas ter custos muito altos pode ser o fim. Em 18% dos casos, problemas de
custos e preços são responsáveis por colocar o futuro da empresa em perigo.
6. Produto
ruim
Muitas metodologias de criação de startups alertam para a importância de ter
foco no produto. Na pesquisa, esta foi a sexta razão mais comum para a falência
de startups: deixar o produto de lado, com 17%.
7. Modelo
de negócios
Fazer um produto incrível e não pensar em como faturar com isso é o sétimo
motivo para a startup falir. Com 17%, a falta de um modelo de negócios mostra
que ter uma boa ideia não é o suficiente. É preciso pensar em uma estratégia de
monetização desde o começo.
8.
Marketing fraco
Em 14% dos casos, a falta de um marketing bem feito é determinante para o
sucesso. Segundo a pesquisa, os empreendedores acreditam que um bom produto
basta e vai fazer sucesso sozinho. Mas é comum que ele esteja sendo destinado
ao público errado ou em canais errados.
9.
Ignorar consumidores
Você está ocupado demais para ouvir o que os clientes têm a dizer? Para a
pesquisa, em 14% dos casos, ignorar os consumidores é um erro grave que pode
levar à falência. Não deixe que distrações tirem o foco do mais importante: a
satisfação do usuário.
10.
Timing
Lançar muito cedo ou demorar demais são igualmente ruins quando o tema é o
timing, ou seja, o momento ideal de levar o produto ao mercado. Na pesquisa,
esse tópico aparece como problemático em 13% dos casos.
11.
Perder o foco
O empreendedor deve estar aberto a novas ideias e também a mudanças, mas sem
perder o foco. Segundo a pesquisa, 13% das falências em startups estão
relacionadas a problemas de foco.
12. Falta
de harmonia com investidores
Não ouvir as demandas dos investidores ou mesmo ignorar sugestões podem ser
problemas graves para sua startup. O perigo apareceu na pesquisa com 13% dos
casos. Vale também para brigas entre os sócios.
13. Não
saber pivotar
Pivotar significa mudar o foco e levar a startup para outra direção. Em geral,
o retorno é positivo. Mas, se der errado, pode acabar com o negócio. Isso
aconteceu em 10% dos casos, segundo a pesquisa.
14. Falta
de paixão
O fracasso acontece, em 9% dos casos, por falta de paixão. Geralmente, os
fundadores que só se interessam em criar algo para ter lucro e não porque
acreditam na ideia levam a empresa para o buraco.
15. Má
localização
Em 9% dos casos, a localização é determinante para o sucesso ou fracasso das
startups. Estar na vista do cliente e em um espaço em que as ideias podem fluir
são fatores importantes.
16. Falta
de investimento
Se nenhum investidor se interessa pela sua startup, é hora de pensar no plano
B. Segundo a pesquisa, falta de investimento e desinteresse dos investidores
aparecem com 8% e podem indicar que o negócio é pequeno demais ou tem pouco
potencial.
17.
Desafios legais
Uma nova lei pode destruir seu negócio? Em 8% dos casos, mudanças na legislação
foram problemas graves na continuidade da startup.
18. Falta
de conselheiros
Ter uma rede de contatos e conselheiros para se apoiar é muito importante.
Segundo a pesquisa, esse fator aparece como crucial, com resultado de 8%. Sem
isso, os empreendedores correm sérios riscos de não conseguir ganhar tração.
19.
Esgotamento
Trabalhar tanto até atingir um estágio de esgotamento físico e mental não
significa competência. Em 8% dos casos, é um perigo para a startup quando os
fundadores não conseguem balancear bem vida pessoal e trabalho.
20. Falha
ao mudar
Não admitir que as coisas vão mal e precisam mudar pode matar sua startup. Em
7% dos casos, não entender que é preciso mudar leva a empresa à falência,
desmotivando a equipe e frustrando os funcionários.
Fonte: PEGN