• Fetep

Centro de Inovação é debatido com autoridade mundial de parques científicos e áreas de inovação


15/08/2017 - 11:05:30

Centro de Inovação é debatido com autoridade mundial de parques científicos e áreas de inovação

Fonte : www.saobentodosul.sc.gov.br

O Centro de Inovação de São Bento do Sul está prestes a retomar suas obras. O Governo do Estado concluiu a atualização dos valores e do projeto, e o município está nas tratativas para receber a autorização do lançamento do edital para conclusão desta obra. Para iniciar desde já um planejamento inovador, o prefeito Magno Bollmann, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Adelino Denk, representantes da Univille, ITFETEP, IFC - Instituto Federal Catarinense Campus São Bento do Sul, prefeitura de Joinville, Inovaparq Joinville, ACIACA - Associação Empresarial de Campo Alegre, prefeitura de Rio Negrinho, e Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville, estiveram reunidos na sede da Amunesc, em Joinville, para uma apresentação e uma conversa com Josep Piqué, Presidente da IASP - Associação Internacional de Parques Científicos e Área de Inovação e referência mundial na área de Inovação e Tecnologia. 

Josep Piqué, que reside na Espanha, esteve em viagem ao Estado de Santa Catarina e por intermédio da Univille participou desta reunião para tratar do tema "Inovação e Cidades: Caminhos Estratégicos para o Desenvolvimento".

Piqué realizou uma apresentação onde abordou a implantação e o desenvolvimento de habitats de inovação, de forma que possam potencializar a economia e impulsionar as estratégias científicas nas áreas de tecnologia e inovação dos Centros de Inovação em Santa Catarina.

Como o Centro de Inovação que está sendo construído em São Bento do Sul atenderá cerca de nove municípios da região e contribuirá para transformar o município em um polo tecnológico, desde já todo um planejamento e busca por informações estão sendo realizadas em conjunto com diversas instituições para que os objetivos do espaço sejam alcançados.

O modelo da tríplice hélice foi abordado, modelo este que preconiza o trabalho conjunto entre Governo x Universidades x Iniciativa Privada.

Conforme comentou Piqué, o Centro de Inovação é uma grande oportunidade para a região, mas também é uma grande responsabilidade. "O Centro de Inovação deve ser uma casa de empreendedores, uma casa de criação, pois é a porta de entrada para os novos empreendedores. O talento e a tecnologia são dois elementos chave para a produção e a competitividade, por isso o Centro de Inovação deve ser um ponto de encontro entre universidades, profissionais e empresas inovadoras, e administração pública", concluiu.

Josep Piqué - Josep Miguel Piqué é engenheiro de telecomunicações com MBA pela Universidade Ramon Llull, pós-graduação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade da Califórnia-Berkeley. Sua longa experiência profissional em gestão universitária tem como objetivo a promoção da transferência de pós-graduação e programas de Centros de Tecnologia, incubadoras universitárias, Parques Científicos e inovação tecnológica, e tem promovido a criação de diferentes organizações de modelo de gestão híbrida Universidade-Indústria-Administração pública. A linha de centro de atividade é a promoção do conhecimento,  economia e sociedade baseada em consolidar cidades do conhecimento em cidades inteligentes.

Participantes - Estiveram presentes na apresentação de Josep Piqué, organizada pela Univille, além do prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Adelino Denk, Andréia M.B. Tamanine, Manager da Univille, Joari Vepech, analista da Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul - ITFETEP, Samuel Henrique Werlich, diretor do IFC - Instituto Federal Catarinense Campus São Bento do Sul, Danilo Conti, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo da prefeitura de Joinville, Vanessa Oliveira Collere, gerente do Inovaparq Joinville, Ingo Rusch Alandt, secretário executivo da Associação Empresarial de Campo Alegre - ACIACA, Leandro Liberato dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Negrinho, Gelásio O. de Castilho, Coordenador de Desenvolvimento Econômico de Rio Negrinho, e Germana Helle, engenheira civil da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville.

Obra em São Bento do Sul - A obra do Centro de Inovação em São Bento do Sul está parada há mais de dois anos por motivo da empreiteira vencedora da licitação na época não concluir os trabalhos e abandonar os trabalhos.

No dia 2 de março o prefeito Magno Bollmann juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico Adelino Denk esteve em Florianópolis, reunido com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Econômico- SDS, Carlos Chiodini,  diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, e com o presidente da Assembleia Legislativa Deputado Silvio Dreveck.

Na ocasião, a equipe da secretaria demonstrou agilidade em prosseguir com os trabalhos para retomada das obras e chegou a anunciar que a licitação deveria ocorrer no mês de abril, com previsão de conclusão da obra para o fim deste ano.

Durante o mês de março os técnicos da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS visitaram as obras em São Bento do Sul para levantar a situação do que já havia sido construído e o que ainda estaria faltando para sua conclusão.

O projeto foi revisto, atualizado, e os trâmites burocráticos para anulação do contrato com a empreiteira que abandonou a obra foram providenciados.

Agora a Administração Municipal aguarda a liberação do Governo do Estado para que o edital da licitação possa ser lançado e para que os trabalhos possam prosseguir.

Joberth Krause ? MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154

Twitter Facebook LinkedIn