09/08/2016 - 10:47:21
Conheça técnicas que te ajudarão a ter ideias, estruturar o negócio e superar a concorrência
A administração de empresas tem
uma série de técnicas consagradas, criadas por teóricos e consultorias. Essas
ferramentas ajudam empreendedores em várias etapas de um negócio, da criação de
ideias à gestão.
Mesmo que você não tenha
frequentado a faculdade de administração, pode testar algumas ferramentas na
sua empresa. Conheça as técnicas úteis para empreendedores e faça o download
grátis.
1.
Análise
SWOT
Usada
por empreendedores que desejam entender os pontos fortes e fracos de um
negócio, esta é uma das mais consagradas ferramentas da administração. SWOT é
um acrônimo das palavras strength (forças), weakness (fraqueza), opportunities
(oportunidades) e threats (ameaças).
Os dois primeiros itens são
relacionados aos aspectos internos das empresas, enquanto os últimos dizem
respeito a fatores externos.
Em uma Análise SWOT,
divide-se uma folha em quatro espaços. Em cada um deles, o empreendedor deve
elencar seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ao listar tudo,
fica mais fácil entender a situação atual do negócio e o que pode ser feito
para melhorá-lo.
2. As 5 Forças de Porter
As
5 Forças são um método concebido pelo americano Michael Porter, um dos gurus da
administração de empresas, para entender melhor os concorrentes de uma empresa.
A
ferramenta se baseia na resposta de cinco perguntas:
"Quem são e como é a rivalidade com seus concorrentes"
"Que produtos podem substituir o que você fabrica no curto prazo"
"Qual é o seu poder de barganha com fornecedores"
"Qual o poder de barganha dos clientes"
"Como evitar ou atrapalhar a entrada de novos concorrentes"
A partir das respostas, o
empreendedor terá informações para estabelecer políticas de preços mais ou
menos agressivas, acelerar ou não o ritmo de criação de novos produtos e
negociar com fornecedores.
3.
Business
Model Canvas
Indicada para organizações
de todos os portes, a ferramenta Business Model Canvas (BMC) é usada
principalmente por empresas nascentes, na fase mais básica do planejamento do
negócio. Sua função é permitir que empreendedores definam o modelo de negócios
da empresa de uma forma simples e visual.
Há vários modelos diferentes
de BMC. Todos eles, no entanto, têm espaço para fatores essenciais para o
sucesso de um negócio, como uma definição do produto, modelos de monetização e
definição do público-alvo. Liste todos os pontos que puder lembrar. Com todos
eles na sua frente, é mais fácil planejar os próximos passos do negócio.
4.
Matriz
BCG
Este método é usado por
empreendedores que querem definir quais de seus produtos são os que geram mais
caixa com menos esforço. A ferramenta tem esse nome porque foi criada pela
consultoria americana Boston Consulting Group (BCG).
De acordo com a Matriz, há
quatro grupos principais de produtos: os "vacas-leiteiras", que têm boas
margens de lucro e não exigem muito esforço para serem vendidos; os "estrela",
que geram muito lucro, mas, em contrapartida, exigem um bom investimento
financeiro e de mão de obra para darem o retorno esperado; os produtos "ponto
de interrogação", que não têm boas margens e exigem altos investimentos em
marketing; e os "abacaxis", que só dão trabalho.
Ao elencar todos os seus
itens de acordo com as quatro categorias, o empreendedor deve pensar em
estratégias para faturar mais.
5.
Funil de Ideias
O
Funil de Ideias é uma boa ferramenta para quem quer empreender, mas não sabe
como ter uma ideia inovadora.
O método propõe duas
abordagens. A primeira é a observação do mercado. Pense se vale a pena criar
uma ideia totalmente nova ou copiar algo que já existe, se há tendências que
podem ser seguidas e quais soluções poderiam melhorar a vida das pessoas.
Depois de responder a essas perguntas, parta para a segunda abordagem, que é a sua história de vida: sua origem, família, nível de formação e experiência profissional. Este segundo passo vai adequar as ideias que você teve às suas preferências, eliminando boa parte das opções.